Extensão Sala de Artes: 08/01/2010 - 09/01/2010

EXPOSIÇÃO: ALÉM DOS MUROS - CENAS DO COTIDIANO


O Campus Ji-Paraná, reuniu entre os dias 10 e 25 de agosto o trabalho de mais de 30 alunos na exposição "Além dos Muros: Cenas do Cotidiano”, com a proposta de retratar cenários presentes na vida dos adolescentes dentro e fora da escola.

Os expositores prepararam suas obras seguindo a linha Urbana ou Street Art, com grafismos coloridos e composições ricas em detalhes!  


Quem nunca rabiscou a última página do caderno ou da agenda, com traçados aleatórios para passar o tempo? Pois bem, esses pequenos traçados foram reunidos em um só lugar, trazendo grande carga de significado!

As obras quando expostas parecem conversar entre si, e é essa relação que dá nome à exposição. Ao apreciar cada uma delas, encontramos estilos individuais, com traços particulares que afloram a identidade de cada aluno-artista!


Veja o catálogo da exposição: 
Curadoria: Profª Juliana Godin 


“A arte saiu da caverna e caminha em direção ao divino. É o Deus que há em nós, a grande mola que propulsiona o homem para a frente e para cima.”
Olga Savary

Gostou das obras?
Comente!

OBRAS DE ARTE FEITAS SOBRE VIDROS DE CARROS SUJOS

GRAFITTI INVERSO PARTE II


Você se lembra do post sobre Grafitti Inverso?
Pois bem; trata-se de uma forma de arte que, em vez de utilizar tinta, o artista remove a sujeira do local dando forma aos desenhos. Este tipo de arte é muito comum em túneis, muros, paredes sujas, e por que não em vidros de carros?


Scott Wade, que é um designer gráfico talentoso de Wimberley, no Texas. Os suportes escolhidos para sua arte são os pára-brisas sujos de carros. No lugar do famoso “LAVE-ME”, Scott faz as imagens belíssimas apenas retirando a poeira do local.
Dentre os vários desenhos o artistas já fez estão Albert Einstein, Mona Lisa, Ronaldinho Gaúcho e outros quadros bem famosos.




O proprietário irá pensar muito antes de lavar o carro, não acha?
Quer ver mais? Visite a galeria do artista em http://www.dirtycarart.com/

DESENHO E FOTOGRAFIA DE BENJAMIN HEINE


Benjamin Heine é um pintor, ilustrador, caricaturista e fotógrafo nascido em Abidjan, Costa do Marfim e atualmente reside e trabalha na Bélgica.

Heine é um artista multifacetado, que gosta de se aventurar em diversos mundos e deixar a sua imaginação tratar do resto.

Apesar de ser um estudioso das artes gráficas e da escultura, o artista é curiosamente formado em jornalismo. No entanto, é nas artes que todo o seu talento e imaginação mais se fazem notar, com os seus trabalhos que são destaque em diversos sites da Internet.

A criação “Pencil versus Camera” mistura fotografia com deliciosos esboços criados a lápis. Para quem gosta de Artes Gráficas, a idéia é um prato cheio!



Quer saber mais? Clique aqui
Gostou das idéias? Comente!

3D EM PAPEL, POR JEFF NISHINAKA

 
Jeff Nishinaka, um artista japonês que desenvolve sua arte em um atelier em Los Angeles e faz trabalhos espetaculares apenas com papel, sombra e muita criatividade, criando um efeito 3D impressionante.

O artista vai muito mais além do que o a arte de fazer origamis, cuja técnica consiste apenas na dobra do papel.


As folhas são cortadas, puxadas e dobradas, criando incríveis esculturas de diferentes tamanhos. Os trabalhos variam entre 6 por 6 metros, até pequeninas produções de 20 por 20 centímetros.

Suas inspirações aparecem de todos os lados: desde o ator Jackie Chan, seu amigo de longas datas, até símbolos orientais, como dragões e tigres, além de criações inspiradas em desenhos infantis como o Rei Leão. Em suas exposições, Jeff lança mão de efeitos de iluminação originando resultados impressionantes!

E você, gostaria de tentar?
Quer saber mais sobre o artista? Acesse www.jeffnishinaka.com

A ARTE URBANA CHEGA AOS MUSEUS


Há muito a street-art deixou de ser apenas a arte das ruas e começou a ser apresentada em espaços mais formais, antes apenas ocupados por manifestações artísticas já conceituadas no mercado e entre o público seleto de artes plásticas.

Em 2009 o MASP, Museu de Arte de São Paulo, recebeu a exposição “De dentro para fora, de fora para dentro” , apresentando grandes nomes da arte urbana brasileira.


Zezão, Titi Freak, Carlos Dias, Daniel Melim, Stephan Doitschinoff e Ramon Martins foram os artistas que participam da exposição. A curadoria foi de Baixo Ribero, da galeria Choque Cultural, o maior reduto da street-art no Brasil.

Idéia genial: observe os recortes em borracha imitando tinta derramda no chão

Mais do que uma mostra, o evento foi uma ocupação de parte do prédio do museu. As obras expostas foram criadas dentro do espaço, e todo o processo de montagem pode ser conferido num blog do projeto, em que foram transmitidos vídeos ao vivo.


Gosta do estilo? Clique aqui e saiba mais!

ESCULTURAS EM PONTAS DE LÁPIS


Um lápis é apenas uma ferramenta utilizada para desenho e escrita, certo? Muito bem; mas nas mãos do artista Dalton Ghetti ele ganha novo significado.



Dalton Ghetti é um artista brasileiro que vive atualmente na cidade de Bridgeport, nos Estados Unidos. Na época da escola, costumava esculpir o nome dos amigos no grafite dos lápis. Hoje, aos 49 anos, é conhecido por suas micro esculturas: ele transforma a ponta dos lápis em letras do alfabeto, coração, correntes e uma série de outros objetos.



O artista, que trabalha como carpinteiro, tem a escultura como hobby. Utilizando com uma boa lâmina de barbear, uma agulha de costura e uma faca, esculpe peças únicas!



Para executar suas criações, Dalton não utiliza lentes de aumento. Segundo ele o tato com os dedos guia mais o seu trabalho do que os olhos. As obras de arte em miniatura podem levar mais de um ano para ficarem prontas.

Dalton Ghetti e suas criações





Que tal a sua caricatura em miniatura?
Gostou dos trabalhos? Comente!
 
Edição Juliana Godin Distribuído por Extensão Sala de Artes