Extensão Sala de Artes: 07/01/2011 - 08/01/2011

SALA DE ARTES ENTREVISTA: PEDRO CONTI

Pedro Conti - Auto-retrato


O Extensão Sala de Artes inaugura esta semana uma sessão de entrevistas com artistas brasileiros que nos servem de inspiração. Para iniciarmos, contamos com ninguém menos que Pedro Conti, um paulista de 23 anos especialista em ilustrações 3D, dono de um talento único premiado em diversos concursos de publicidade.

Apesar de uma agenda corrida, Pedro nos atendeu com toda atenção colocando-se à disposição. “Muitos artistas me ajudaram quando estava no começo, e se de alguma forma puder contribuir com as pessoas, assim como muitas que me ajudaram, será um prazer”, diz.

Acompanhe a entrevista:

Extensão Sala de Artes: Quando você começou a desenhar e pintar?

Pedro Conti: Na verdade a ilustração a princípio não era algo muito claro pra mim. Sempre gostei de Artes Visuais mas nunca tive aquele dom e facilidade. Durante o Ensino Médio foi uma das fases que mais me dediquei pois tive muito incentivo de dois amigos: Eduardo Camilo e Fabio Tamachiro. Apesar das dificuldades técnicas, ilustração era algo que gostava muito e me joguei de cabeça desde então. Dando passo por passo, tentando evoluir a cada dia, a cada trabalho. O caminho ainda é muito longo... (risos)


E.S.A:
Qual a sua formação?

Pedro Conti: Sou Técnico em Edificações pela ETEGV (ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL GETÚLIO VARGAS). Cursei Desenho Industrial por 3 anos no Mackenzie, mas interrompi a faculdade para me dedicar ao 3D. Tenho planos de fazer um curso superior na área de Cinema ou Artes Plásticas, mas por enquanto quero focar no que gosto de fazer.


E.S.A: Sua família sempre te apoiou na escolha da profissão?

Pedro Conti: Sim, me apoiaram bastante, meu irmão é formado em Desenho industrial, meu pai também trabalha com computação e já teve um estúdio de fotografia há muitos anos atrás. Com certeza isso me influenciou muito ao tomar a decisão de trabalhar com algo relacionado a Arte. Quando entrei na faculdade e descobri o 3D, decidi que era realmente o que queria fazer da vida.


E.S.A: Quais são suas fontes de inspiração?

Pedro Conti: Minha principal influência é o cinema e fotografia. Desde criança sou fascinado pelos filmes da Disney, Pixar. Isso é uma coisa que me faz tentar evoluir e estudar mais e mais. Fotografar também é um ótimo exercício de inspiração; você passa a treinar seu olho e tentar por a sua visão em cima de algum tema.


E.S.A: Qual conselho você daria às pessoas que curtem Artes Digitais e gostariam de seguir esta carreira?

Pedro Conti: Bem, o conselho é se desprender de aprender Software. Isso não necessariamente vai te fazer um bom artista pois é uma técnica como qualquer outra. A grande dica é correr atrás de desenvolver seu potencial artístico e percepção. Portanto, quanto mais você desenhar, pintar, esculpir, fotografar, mais bagagem terá e isso te fará um artista mais experiente e completo!


Nós da equipe Extensão Sala de Artes agradecemos imensamente a receptividade e atenção, e desejamos ao Pedro muito sucesso!

Quer conhecer as obras do artista? 

ACREDITE: SÃO ALFINETES!

Post sugerido por Ione Amador

Eric Daigh é um artista americano que cria retratos enormes com alfinetes plásticos coloridos. Tudo funciona como os pixels que formam uma imagem digital: quando observados de perto, não se tem idéia dos detalhes representados, mas de longe a perfeição dos jogos de luz e sombra é impressionante!

Nascido na Califórnia, Daigh formou-se em Arte pela Universidade de Montana e seu trabalho é fruto de uma combinação de fotografia, design gráfico e muita criatividade para montar fantásticos mosaicos a partir de retratos. Segundo ele, sua inspiração vem de Chuck Close e Martin Schoeller, famosos por seus trabalhos realistas a partir de fotos.

Combinando criatividade e longas horas de concentração, Eric Daigh inicia o processo de montagem a partir de uma série de fotografias de seus personagens. Depois de analisá-as cuidadosamente, é utilizado um software específico para convertê-las em baixíssima resolução, reconstruindo cada uma com apenas 5 cores: vermelho, amarelo, azul, preto e branco. A partir deste processo, é gerado um mapa que mostra onde fixar cada um dos alfinetes.

O trabalho de Eric ganhou projeção em 2009 quando venceu o terceiro lugar de um concurso de Arte em Michigan. Suas idéias são, acima de tudo, originais: o artista utiliza sempre materiais não convencionais como alfinetes coloridos e bloquinhos Post-It. Para construir um retrato, são utilizadas de 11 a 25 mil pecinhas coloridas posicionadas pacientemente até obter-se o rosto completo.

Com sua arte exposta em diversas galerias e vencedor de vários prêmios, Draigh atualmente faz parte do Guinness Book como o artista que possui o maior mural de alfinetes do mundo. Quando questionado a respeito do trabalho exaustivo de posicionar até 25 mil alfinetes em locais estratégicos, o artista diz: “Eu simplesmente vou repetindo o mesmo movimento 10 mil vezes ou mais, e está feito!”.

Eric Daigh em frente a duas de suas obras
Quer saber mais? Acesse o site do artista!
http://daigh.com

É a Arte mostrando também seu lado paciente!

PRÊMIO TOP BLOG: ESTAMOS ENTRE OS 30 MAIS VOTADOS DA SEMANA!


Olá!
Estamos participando do prêmio Top Blog, que foi criado para reconhecer e premiar, mediante a votação popular e acadêmica, os Blogs Brasileiros com melhor apresentação técnica de acordo com categorias e público-alvo.
Toda semana o portal divulga os 30 mais votados da semana. Nosso blog esteve entre a lista de Favoritos TOP 30 na categoria Arte e Cultura.

 
Qual é o procedimento para a votação?

Basta clicar no selo abaixo que você será redirecionado ao portal do concurso. Vote e clique no link de confirmação que será enviado para sua caixa de e-mails.

O blog Extensão Sala de Artes começou devagarinho, como ferramenta de sala de aula, e aos poucos foi ganhando seguidores e parceiros que nos prestigiam semanalmente com acessos e comentários, valorizando nosso trabalho!
Nossa equipe agradece seu voto e sua visita! Esse reconhecimento é uma mola propulsora para que a qualidade de nossas postagens seja ainda melhor!

OS FASCINANTES RETRATOS DE ALEXEY KURBATOV

  
Alexey Kurbatov é um artista russo que traz um estilo fascinante de representação da figura humana, oferecendo aos olhos mais atentos a possibilidade de transitar entre dois mundos. Saxofonista e apaixonado por música brasileira, de um lado está a pulsação contemporânea e o virtuosismo estético. De outro, referências de artistas do renascimento, impressionismo, até pintores russos do século XIX.

 Aficionado por arte desde a infância, o primeiro contato com artistas de renome começou por acaso. Sem computador ou Internet, Kurbatov passava horas colorindo revistinhas com reproduções de telas famosas de pintores alemães como William Hunt, John Millais, Dante Rossetti e Edward Burne-Jones. “Havia um sentimento de magia. Eu sempre quis estudar pintura!”, diz o artista.

 Após anos de estudo, Alexey conseguiu imprimir em suas ilustrações um estilo próprio, que vai além da pintura acadêmica. “A maioria das pessoas criativas têm uma qualidade: estar em constante busca. Ultimamente entendi que tudo já existe ao nosso redor, e só está esperando pela nossa reação”.

Com a popularização da internet, o acesso às obras de Alexey foi além do seu país de origem. Seu estilo nos remete ao cubismo, e o artista tem consciência de que esse gênero não é muito popular no mercado editorial em seu país. “A imagem não precisa imitar a vida, mas sim, ser preenchida com metáforas que a representem. Tudo tem que ser feito harmoniosamente e com grande expressão, mas meu desejo é o de não me prender a temas, técnicas ou abordagens”, diz o jovem russo ao definir seu estilo plural.

Quando questionado sobre o Brasil, Kurbatov  declara que percebe uma constante alegria no estilo de vida dos brasileiros, um traço que não faz parte da cultura russa, talvez por causa da mentalidade do Hemisfério Norte. “Eu gostaria de ter a chance de visitar o Brasil e aproveitar bons momentos. Adoro música brasileira principalmente pela combinação única de diferentes culturas musicais”

Fonte: Revista São José Polo, ano 05, número 16.
Quer saber mais? Acesse o site do artista:  http://www.kurbatov.net

E você, gostou do estilo? Comente!

DENNIS HWANG E OS CRIATIVOS LOGOTIPOS DO GOOGLE

Dennis Hwang e suas homenagens a Munch e Frida Kahlo
Com sua impressionante tecnologia, o Google já é destino estabelecido em buscas na Internet. A proposta de estilização de logotipos (Google Doodles) expressa o lado divertido por trás de uma potência mundial. Mas você sabe quem é o responsável pelas brilhantes idéias de estilização do logotipo nas datas comemorativas? 

Homenagens a Escher, Van Gogh,  Picasso, Monet, Piet Modrian e Mary Cassatt
Dennis Hwang é um designer gráfico sul-coreano que utiliza toda criatividade e bom humor a partir de logotipos. Desde criança o artista já modificava palavras utilizando desenhos, e esta paixão permaneceu até a fase adulta. Trabalhando como assistente de programação no Google, um dia montou um logotipo em homenagem à Independência dos EUA, e a idéia foi prontamente aceita.
Homenagens a Leonardo da Vinci e Michelângelo
Para realização deste trabalho o artista precisa retirar o que é mais significativo naquele tema abordado para que o público identifique imediatamente do que se trata.  Observe na imagem abaixo a homenagem feita ao pintor espanhol Diego Velázquez, com utilização da tela “As Meninas”, uma da mais famosas do período barroco.
Homenagem a Diego Velázquez, pintor barroco
 Mas como o Google faz para escolher a quem homenagear? Segundo a equipe é feito um enorme esforço para englobar o maior número de feriados possíveis, inclusive aqueles específicos de cada país. A decisão parte de um comitê que se reúne mensalmente para avaliar as propostas dos funcionários da empresa e dos próprios usuários. Ocasionalmente são promovidos concursos nos quais crianças do mundo inteiro enviam seus trabalhos e os escolhidos recebem prêmios como camisetas, computadores e visitas à sede do Google.
Homenagens a Ray Charles, Mozart e Pavarotti
 Dennis diz que se sempre quis aliar programação à Arte, e encontrou o lugar perfeito para isso. O mais empolgante de seu trabalho é saber que é visualizado por mais de 10 milhões de pessoas em um só dia. Quando questionado qual seria seu logotipo preferido, o artista diz que trabalha tão focado em cada um que os ama igualmente.
Assista abaixo ao vídeo do artista em seu processo de criação:


Quer saber mais? 

Simplesmente fantástico!

AS ENCANTADORAS ILUSTRAÇÕES EM 3D POR PEDRO CONTI

Pedro Conti é um artista brasileiro que nos impressiona com suas incríveis ilustrações em 3D. Nascido em São Paulo, com apenas 23 anos de idade já é destaque entre os grandes nomes da área.


Especialista em técnicas de pintura digital, Conti foi premiado em concursos promovidos pela 3DTotal, 3D1, CGTalk  e Brastemp. Já trabalhou em agências famosas como Dario Picciau, Vetor Zero e Seagulls Fly (uma das maiores do Rio de Janeiro), mas não deixa de fazer alguns trabalhos independentes em suas poucas horas vagas. Trabalhando atualmente na Techno Image, ainda está produzindo um curta com a ajuda de alguns amigos. 

Hipopótamo dentro do forno, vencedor de um concurso da Brastemp

Com acabamento feito por Pedro Conti e Tiago Hoisel, essas simpáticas vaquinhas fazem parte da campanha publicitária da Parmalat. Os responsáveis pelo projeto são os profissionais da agência Luminas em parceria com o estúdio Macacolândia.
Trabalhando pesado nos processos de modelagem e acabamento, o artista se desdobra para obter os melhores recursos em softwares como 3D Max, Mental Ray e Photoshop.  A finalização de um personagem pode demorar semanas, mas o resultado final é incrível, incluindo efeitos realistas de pele, cabelos e expressões.


Veja a rotação do personagem Viking no vídeo abaixo:


Viking from pedro conti on Vimeo.
Quer saber mais? Visite o site do artista! www.pedroconti.com
Dá vontade de ficar olhando e olhando...

FAÇA VOCÊ MESMO: ESTOFADO PERSONALIZADO!

Um post para as férias!

 
Férias de Julho… para algumas pessoas chegou a hora de dar aquela  pausa no meio do ano e recarregar as baterias para o segundo semestre. Mas o que fazer com tanto tempo livre? Se você já cansou de ficar na Internet, que tal criar um estofado super legal para sua casa?
Acompanhe as dicas e bom trabalho!

 
Materiais:
 - 1 pedaço de compensado de 2cm de espessura, no tamanho de sua preferência;
 - 4 pés de madeira (você pode reaproveitar de uma cadeira velha ou encomendar em uma marcenaria);
 - Parafusos;
 - Grampeador de tapeceiro;
 - Tecido para estofado (20cm maior que o tamanho do compensado);
 - Espuma de 10 cm de espessura (recortada do tamanho do compensado);
 - Manta acrílica (do tamanho do compensado).

Como fazer:
 Perfure as pontas do compensado o local onde serão parafusados os pés do banco

 Pinte os pés de madeira observando a cor do tecido escolhido

Coloque os parafusos no compensado. -  Posicione a espuma e por cima a manta acrílica conforme a foto acima. Pregue o tecido escolhido com auxílio de um grampeador de tapeceiro.  Parafuse os pés do banco. (Peça ajuda a alguém com experiência).

Pronto! Você já tem um estofado exclusivo para utilizar em sua casa!

Uma boa atividade para as férias, não é mesmo? 
Créditos de imagem:http://craftgawker.com 

 
Edição Juliana Godin Distribuído por Extensão Sala de Artes