Extensão Sala de Artes: 10/01/2011 - 11/01/2011

TOP BLOG: ESTAMOS ENTRE OS 100 FINALISTAS!



Olá!
Primeiramente, gostaríamos de agradecer a vocês, leitores, pois é para vocês que temos a satisfação de escrever.
É com muita alegria que o Extensão Sala de Artes está entre os 100 melhores blogs do Brasil na categoria Arte e Cultura, e concorre agora na 2ª FASE do prêmio Top Blog 2011.
Se você gosta de nosso trabalho, vote!

Clique no selo Top Blog 2011 do lado direito de nossa página. Você será remetido ao site onde deverá votar. O processo leva menos de 1 minuto.

Você pode votar através de seu perfil no Twiter, ou através de seu e-mail, recebendo um link de confirmação para validar o seu voto.

Agora é só torcer e aguardar!
A equipe Extensão Sala de Artes agradece imensamente seu apoio!

RAY VILLAFANE E SUAS FANTÁSTICAS ESCULTURAS EM ABÓBORAS

Ray Villafane é um artista Americano que cria incríveis esculturas em abóboras. Nascido em Nova York, desde criança sempre demonstrou um talento especial para Arte, até cursar nível superior em Artes Visuais, em 1991.

 Apaixonado pelo ensino, Ray escolheu a carreira do magistério por alguns anos, lecionando em turmas de 5º ao 8º ano. Foi durante suas aulas que iniciou um projeto especial de escultura em abóboras, resultando em exposições incríveis, chamando a atenção de hotéis e restaurantes, que começaram a encomendar peças, o que se tornou um hobby por muitos anos.

Certo dia, em contato com alguns animadores da Disney, Ray foi convidado para compor um seleto grupo de artistas que criam desenhos animados a partir de esculturas em diversos materiais. 

O hobby do artista em esculpir peças incríveis em abóboras cresceu de tal modo que em 2007 foi contactado pelos organizadores de um grande concurso convidando-o para participar de um desafio chamado Food Network’s Challenge Show- Outrageous Pumpkins, juntamente com outros profissionais. O trabalho de Ray impressionou os jurados de tal forma que venceu o grande prêmio, repetindo o sucesso 2009 e 2010.

O estilo das esculturas de Ray, talento e criatividade tem garantido enorme reconhecimento pelo mundo e convites para participação no VIP Galleries (Very Impressive Pumpkins). Os trabalhos de Ray podem ser visitados no site villafanestudios.com, e em sua página no Facebook.

 
 Só faltam falar, não é verdade?

A INCRÍVEL MOSCOU EM MINIATURA!

Para os apaixonados por maquetes e miniaturas, esse post será um prato cheio! Trata-se de um trabalho incrível executado pelo artista russo Efim Deshalyt, junto a uma equipe de 300 pessoas, que transformou uma área de 120m² em uma maquete gigantesca da cidade de Moscou, cheia de detalhes e com recursos incríveis de iluminação.

A idéia começou a partir do aniversário de 60 anos da Revolução Bolchevique, e a maquete estaria destinada a ser visitada e admirada pelo povo que, deste modo, se deslumbraria perante a magnificência da capital do império soviético, maior e mais bela do que qualquer capital do Ocidente. Era uma forma de dizer a população que a revolução foi algo positivo.

Uma particularidade deste trabalho é a simulação de nascer e pôr-do-sol através de um sistema de iluminação incrível, que recria todas as variações de luz, inclusive acendendo os mini-postes nas pequenas ruas e janelinhas das casas. 

 
O custo para o governo dessa peripécia foi tão alto, que após a queda do regime a visitação à maquete foi encerrada por falta de verbas para manutenção. Atualmente a fabulosa miniatura está alojada no edifício municipal da cidade e passa por constantes atualizações para visitação pelos turistas. Valendo 3 milhões de dólares, a maquete de Moscou foi colocada a venda. Alguém se habilita?

 

É a Arte em seus detalhes mais minuciosos...

AS PINTURAS MÍSTICAS DE A. ANDREW GONZALEZ

 
Anthony Andrew Gonzalez é um artista plástico americano que realiza fantásticas pinturas monocromáticas com incríveis efeitos tridimensionais. Nascido em Santo Antonio, no Texas, os trabalhos de Andrew tem sido exibido em diversos países.

Membro de uma família rodeada por muita criatividade, a paixão de Andrew por Arte sempre foi encorajada pai. Em 2000 o artista teve o privilégio de trabalhar com Ernst Fuchs, um artista realista muito respeitado na Áustria, desenvolvendo ainda mais seu talento.

As obras de Gonzalez seguem uma linha mística, explorando a união dramática entre o sensual e espiritual. Os efeitos tridimensionais são fruto de jogos de luz e sombra com tinta acrílica aplicada com compressor sobre uma borracha abrasiva, que se desprende levemente da superfície, conferindo aos expectadores uma sensação de alto-relevo.

“Crescer em uma família que sempre valorizou a arte me conferiu as ferramentas necessárias para construir meu caminho. Quando criança, desenhar me fez exercitar a imaginação e a fantasia, e esses elementos fizeram amadurecer o lado criativo da minha alma, da celebração e da vida”, diz o artista.
As obras de Andrew podem ser conferidas em seu site, onde reúne vários exemplares de cair o queixo!
Quer saber mais? 

ESCULTURAS COM PAPEL E TESOURA




Peter Callesen.é um artista plástico Dinamarquês que trabalha especialmente com esculturas em papel. Grande parte de seu trabalho é feito com folhas de papel A4, provavelmente um dos papéis mais consumidos hoje em dia.





Observe a riqueza de detalhes das flores e folhas dentro do caixão


Enquanto que as formas tridimensionais ganham relevo em cima da folha, os espaços vazios deixados na superfície pela falta de papel assemelham-se às sombras das próprias figuras.



Detalhe da escultura acima

Primeiro, fazem-se pequenos recortes nas folhas, depois o papel é levantado dando-se forma com um pouco de cola. As figuras podem resultar em pessoas, esqueletos, construções, animais e tudo o que passe pela cabeça do dinamarquês de 42 anos.



Detalhes do Castelo

O castelo acima, por exemplo, parece um pequeno kirigami, mas na verdade a base é uma folha de 6 metros de comprimento e o castelo mede 3 metros de altura. Surpreendentes, assim são todas as esculturas de papel recortadas pelo artista.



As pequenas peças podem levar 2 semanas para serem produzidas e chegam a custar quase 3000 euros. Callensen expõe os seus trabalhos em museus na Dinamarca e na Suíça.





Obra: Destruição Humana (visão geral)

Obra: Destruição Humana (detalhe)

Obra: Destruição Humana (detalhe)


Quer saber mais? Acesse http://www.petercallesen.com

AS ESCULTURAS FATIADAS DE PARK CHAN GIRL


Park Chan Girl é um artista coreano que cria imagens incríveis tridimensionais a partir de camadas de metal, moldadas uma a uma após um longo e minucioso planejamento. Graduado em escultura pela Chungnam National University e em Belas Artes pela Kyung Hee University, o talento de Chan tem ganhado reconhecimento em todo mundo.

 
Como um verdadeiro quebra-cabeças, Chan constrói moldes específicos para cada parte da escultura, preenchendo com metal derretido. Após o resfriamento e polimento das peças, o artista posiciona as fatias criando pontos de apoio entre elas, obtendo um efeito de ilusão de ótica. Quando observadas de longe, o cérebro complementa a imagem dando impressão de leveza e movimento.
Park denomina seu próprio trabalho de “imagens fatiadas”. Os temas mais reproduzidos remontam à história da arte, com obras como Nossa Senhora e o Menino, David, Vênus de Milo, bem como personagens do cinema. Outro aspecto interessante é o tamanho de suas obras, a exemplo de David, que atinge 2,10 metros de altura.
Com um portfólio repleto de novidades, Chan é pioneiro nesse segmento, ganhando destaque em exposições individuais e concursos pela Coréia e China. 

Quer saber mais? Acesse o blog do artista!
http://blog.naver.com/dkxmqkr

ARTE E DESIGN: MÓVEIS DE CONTOS DE FADAS


Vincent Leman é um engenheiro que desce cedo já trabalhava com os pais em uma loja de móveis. Mesmo depois de ter se formado no curso de engenharia mecânica, decidiu voltar a trabalhar com móveis, desenvolvendo um estilo muito peculiar, decretando guerra contra as linhas retas. 

Por meio de formas e curvas inusitadas, sua  empresa -  Dust Furniture - cria mobílias nada convencionais. O design dessas incríveis peças parece ter saído direto de um livro de conto de fadas, enchendo nossos olhos com formas e cores imprevisíveis. Segue Todo o acabamento dessas incríveis mobílias é feito de uma forma completamente artesanal.



Todas as mobílias criadas começam com um conceito, seguido de muitos esboços. O conceito, segundo Vincent, pode ser apenas uma curva, ou uma idéia como em Acrobats, que parecem estar se equilibrando um em cima do outro.



As peças revelam cores e formas completamente singulares dentro do que podemos encontrar em uma loja de móveis. Sem perder a idéia de um móvel clássico, consegue transmitir a sensação de que o fantástico se transforma em real dentro de qualquer cômodo da casa!


É a Arte aliada ao Design... Coisa de gente criativa!!!



Quer saber mais?
Visite o site da empresa Dust Furniture 

E você, gostaria de um móvel diferente assim na sua casa?
 
Edição Juliana Godin Distribuído por Extensão Sala de Artes