Extensão Sala de Artes: 11/01/2011 - 12/01/2011

ACREDITE: SÃO PALITOS!


Stan Munro é um artista americano que constrói maquetes de pontos turísticos utilizando apenas palitos de madeira e cola branca. Apaixonado por miniaturas, Munro conta que descobriu esse hobby quando ainda estava na 5ª série: “Minha professora nos propôs que construíssemos um projeto arquitetônico utilizando apenas palitos. Fiquei fascinado pelo resultado. A partir de então, não parei mais!”, diz.
 
Casado e pai de três filhos, Stan já foi escritor, administrador e apresentador de TV, mas nunca abandonou sua paixão por maquetes. Certa vez sua esposa foi acometida por um problema de saúde e o artista optou por acompanhar sua recuperação em casa. Foi a partir deste momento que o hobby tornou-se uma profissão.
 
Mas não basta comprar uma caixa de palitos e sair colando! Para montagem de cada estrutura, Munro inicia um longo período de planejamento com cálculos minuciosos. “Tudo que aprendi foi através de livros, Internet, canais de TV como o History Channel e muito da disciplina de álgebra, nos tempos de escola”, conta. Cada miniatura é projetada obedecendo-se a uma escala, que geralmente é 164 vezes menor que a construção original.
 
 Dentre suas fascinantes obras estão o prédio Burj Khalifa, de Dubai, a Torre Eiffel, a Basílica de São Pedro, o Big Ben, o Taj Mahal e impressionantes catedrais góticas, repletas de detalhes. A meta agora é bater o Record mundial, com a construção de uma cidade imensa que já está em andamento há cinco anos. “Estou trabalhando dia e noite na cidade. Quero bater o recorde e vou incluir prédios da maioria dos países que eu conseguir”. Do Brasil, o ponto escolhido foi a Catedral de Brasília.

Atualmente Stan tem seus trabalhos divulgados em canais de televisão, revistas e sites na Internet atraindo muitos olhares. Algumas de suas obras estão expostas no Museu de Tecnologia em Siracuse, Nova York.
 
 
Quer saber mais?
Acesse o site oficial: http://www.toothpickcity.com 
 
Impressionante, não é mesmo?

SAGAKI KEITA E SUAS INCRÍVEIS ILUSTRAÇÕES EM SKETCH ART

Sagaki Keita é um artista japonês que recria obras de artistas renascentistas, barrocos e neoclássicos utilizando milhares de personagens em Sketch Art. Formado em Arte e Design pela Universidade de Fukushima, Keita atualmente reside e trabalha em Tokyo.

 Ao serem observados de longe, temos a sensação de que tratam-se de meras reproduções em preto e branco de imagens conhecidas, mas ao ampliarmos a imagem, nos perdemos na complexidade e genialidade com que as obras são formadas.

Utilizando apenas papel e caneta preta, os pequenos sketches são unidos por linhas que criam sensação de luz e sombra, fazendo com que os vários personagens formem um desenho maior rico em detalhes.
As pequenas imagens são tratadas como uma acumulação de caracteres, porém a ligação entre elas forma um sentido em sua totalidade. “Escrevi muitos quadrinhos desde criança e essa também é uma das minhas paixões”, diz o artista. Os micro desenhos contam diversas histórias, como se fossem realmente páginas de um gibi ou um diário pessoal.
Quando questionado se é feito um esboço prévio de suas criações, Sagaki afirma que cada obra desenvolve-se pouco a pouco, sem necessidade de rascunhos. “Meu processo de criação se encaixa perfeitamente a minha filosofia de vida: o lugar onde desenhei não volto a tocá-lo”, completa.

 Quer saber muito mais? Acesse o site oficial do artista!

E você, se animaria a iniciar um trabalho parecido?
 
Edição Juliana Godin Distribuído por Extensão Sala de Artes