Extensão Sala de Artes: AS ARTES GRÁFICAS E AS VINHETAS DA MTV

AS ARTES GRÁFICAS E AS VINHETAS DA MTV

Post sugerido por João Gabriel, aluno de Informática 1ºB

A cada dia as artes gráficas têm ganhado mais e mais espaço em campanhas publicitárias. Os desenhos que antes eram usados apenas em mídia impressa estão também na televisão.

 

Quem nunca ficou grilado com as vinhetas da MTV? Conhecidas como art breaks, essas vinhetas são criadas por artistas gráficos e animadores do mundo todo, misturando estilos que vão do Pop Art e Graffiti à Arte Conceitual. As próprias variações na logomarca da MTV (onde a letra M é pichada pela sigla TV), são claras metáforas dessa atitude.


No exemplo abaixo temos uma animação com massa de modelar utilizando elementos de Pablo Picasso. Uma leitura mais aprofundada nos possibilita entender que o autor associou os personagens da vinheta aos da obra Guernica, que trata da segunda guerra mundial! (Intrigante, não é mesmo?)


Essa proposta que unir artes gráficas e televisão teve papel influenciador na cultura audiovisual. A reelaboração da visualidade do marketing voltado ao público jovem rendeu para as agências de publicidade um retorno gigantesco na veiculação e venda de produtos como músicas, roupas, mochilas, games e material escolar.


 A estilização, reelaboração e desconstrução de conceitos - antes tão comuns - fazem com que os jovens se identifiquem e sintam-se atraídos pela marca. São as artes visuais “saindo do quadrado” e dando uma chacoalhada na estabilidade das idéias!


Se você fosse um publicitário,que tema abordaria?

3 Comente aqui!:

brunableh disse...

Gostei muito desse post, concerteza influencia e muito a população. Se der passe la no meu blog beijos

Anônimo disse...

Adorei. Fabuloso poste. Eu amo a MTV, pois aborda os assuntos que eu mais admiro. Essas artes gráficas são realmente belíssimas, além de serem bastante criativas.

Eu escrevi um livro. Ele já está disponível na internet: http://clubedeautores.com.br/book/40350--RELIQUIAS_DE_UM_PASSADO_DISTANTE

Dualys F. Souza disse...

Nossa, essas Artes Gráficas... Aumenta mais ainda minha vontade de fazer faculdade da mesma!
Belissimo post, e se eu abordasse um tema seria Vintage Art, como de sempre! (risos)

Bjs!
__________________________
http://timelline.blogspot.com/

Postar um comentário

Fala que eu te escuto!

 
Edição Juliana Godin Distribuído por Extensão Sala de Artes