Extensão Sala de Artes: ACREDITE: SÃO DE AREIA!

ACREDITE: SÃO DE AREIA!

Post sugerido por Emerson Silva Santos

Quem, quando criança, nunca fez castelos na areia da praia? O post de hoje traz uma série de esculturas inacreditáveis feitas por artistas de várias partes do planeta, e que nos deixam de queixo caído! 


Como essas esculturas são feitas? O que é misturado à areia para aumentar a resistência? Essas e outras perguntas sempre surgem quando falamos sobre essa técnica. Na verdade a areia da praia é misturada somente com água e compactada, camada por camada, com as mãos. Em caso de obras maiores, o processo de compactação é feito em caixas enormes de madeira, com auxílio de máquinas.


Após todo processo de compactação, o bloco de areia está pronto para ser esculpido. O artista geralmente faz um protótipo em tamanho menor, obedecendo a escala, para ter idéia da área a ser utilizada. 

O grande segredo é manter a areia úmida durante a execução, para maior durabilidade. Quando a obra está pronta, é utilizado um spray de cola e água, formando uma película que impede com que o vento espalhe os grãos. As esculturas podem durar meses com apenas pequenos cuidados e às vezes reparos.

 
Quer fazer uma miniatura dessas em casa? Anote a receita:

- 3 xícaras de areia de praia ou de rio;
- 2 xícaras de água; 

- 2 xícaras de amido de milho.


Misture a areia, o amido e a água. Leve ao fogo brando em uma panela velha  e mexa sem parar até a massa começar a ficar mais espessa. Após esfriar, já é possível começar sua escultura.

Bom trabalho!

1 Comente aqui!:

Eva disse...

Juliana que bela sugestão de arte, amei a primeira imagem, linda demais, quem diria né, a criação é milagrosa. beijinho, belo final de semana, minha bela amiga.

Postar um comentário

Fala que eu te escuto!

 
Edição Juliana Godin Distribuído por Extensão Sala de Artes