Extensão Sala de Artes: ACREDITE: SÃO ALFINETES!

ACREDITE: SÃO ALFINETES!

Post sugerido por Ione Amador

Eric Daigh é um artista americano que cria retratos enormes com alfinetes plásticos coloridos. Tudo funciona como os pixels que formam uma imagem digital: quando observados de perto, não se tem idéia dos detalhes representados, mas de longe a perfeição dos jogos de luz e sombra é impressionante!

Nascido na Califórnia, Daigh formou-se em Arte pela Universidade de Montana e seu trabalho é fruto de uma combinação de fotografia, design gráfico e muita criatividade para montar fantásticos mosaicos a partir de retratos. Segundo ele, sua inspiração vem de Chuck Close e Martin Schoeller, famosos por seus trabalhos realistas a partir de fotos.

Combinando criatividade e longas horas de concentração, Eric Daigh inicia o processo de montagem a partir de uma série de fotografias de seus personagens. Depois de analisá-as cuidadosamente, é utilizado um software específico para convertê-las em baixíssima resolução, reconstruindo cada uma com apenas 5 cores: vermelho, amarelo, azul, preto e branco. A partir deste processo, é gerado um mapa que mostra onde fixar cada um dos alfinetes.

O trabalho de Eric ganhou projeção em 2009 quando venceu o terceiro lugar de um concurso de Arte em Michigan. Suas idéias são, acima de tudo, originais: o artista utiliza sempre materiais não convencionais como alfinetes coloridos e bloquinhos Post-It. Para construir um retrato, são utilizadas de 11 a 25 mil pecinhas coloridas posicionadas pacientemente até obter-se o rosto completo.

Com sua arte exposta em diversas galerias e vencedor de vários prêmios, Draigh atualmente faz parte do Guinness Book como o artista que possui o maior mural de alfinetes do mundo. Quando questionado a respeito do trabalho exaustivo de posicionar até 25 mil alfinetes em locais estratégicos, o artista diz: “Eu simplesmente vou repetindo o mesmo movimento 10 mil vezes ou mais, e está feito!”.

Eric Daigh em frente a duas de suas obras
Quer saber mais? Acesse o site do artista!
http://daigh.com

É a Arte mostrando também seu lado paciente!

8 Comente aqui!:

Francisco Euder disse...

Nossa!!! q d+....incrível...belo post.

yasnaya disse...

Amei professora, ei bem q a Senhorita podia criar um tumblr sobre artes e divulgar seu blog, e ficar di mais :)

Dualys F. Souza disse...

Uau, isso sim é ter paciencia! Mas o trabalho é incrivel!
Parabéns pelo post!
__________-
timelline.blogspot.com

Felipe disse...

Realmente eh bem top- muito bem feito e parecido com os pixels mesmo.
_______________.

follow there: @felipewakahara

Débora Nog:: Art Lover:: disse...

muito legal mesmooo!!! =)

http://deboranogart.blogspot.com/

Intermedial Editora disse...

Realmente são incríveis à primeira vista! O talento fascina e encanta! Marco Antonio

MARISA VARELLA disse...

Alô Juliana!
EStou realmente deslumbrada com os trabalhos de Eric Daigh.....Vocês estão de parabéns!

Unknown disse...

aja paciência!

Postar um comentário

Fala que eu te escuto!

 
Edição Juliana Godin Distribuído por Extensão Sala de Artes