Extensão Sala de Artes: ARTE EM SALA DE AULA - EXPOSIÇÃO: "O SUBTEXTO DO CONSUMO"

ARTE EM SALA DE AULA - EXPOSIÇÃO: "O SUBTEXTO DO CONSUMO"

A exposição “O subtexto do consumo: Nada é essencial. Nada é supérfluo” é atração nas dependências do Campus do Instituto Federal em Ji-Paraná. São mais de 200 peças construídas pelos alunos dos cursos técnicos integrados na disciplina de Arte, abordando a dependência de objetos indispensáveis do cotidiano das cidades e dos excessos do consumismo.

 
 Lançada no último dia 29, a exposição deste ano traz lazer, tecnologia, alimentação, moda, representados por objetos simples como botões, sapatos ou palitos de fósforo. Todos podem ser vistos em escala muito maior, fazendo os espectadores sentirem-se encolhidos enquanto apreciam as esculturas gigantes. Segundo a Professora de Arte do Campus Ji-Paraná, Juliana Martins Godin, nessa etapa os alunos mergulharam em técnicas utilizadas para criação de mock-ups, protótipos, maquetes e modelos, aprendendo a utilizar escalas de ampliação e redução. 

 O fio condutor da proposta se baseia em duas perguntas: “Qual o tamanho do consumo no nosso dia a dia?” e “O que é realmente essencial para viver?”. “Em nossa sociedade de consumo de massa, colocamos um novo olhar sobre os produtos, dos mais simples aos mais sofisticados, levando os visitantes a refletirem sobre os excessos”, diz a professora.

Lucas Brito, aluno do Curso Técnico em Química, afirma que participar de uma exposição aberta ao público o deixou num primeiro momento um pouco receoso, “após certo tempo percebi o quão tudo estava ficando lindo, e então o receio foi substituído pela ansiedade. Sinto-me lisonjeado em saber que, às vezes, as pessoas vêm ao Instituto apenas para desfrutar da beleza dessas obras. E os elogios são diversos. É gratificante”, conclui. 

Para que não pode acompanhar de perto, segue o vídeo abaixo com um pouquinho da exposição:



Quer ver todas as peças? Clique no link abaixo:
Álbum de fotos - Exposição: "O subtexto do consumo"
Agradecimentos especiais à jornalista Rosália Silva pela matéria,
 e à equipe da TV Jornet.com pela cobertura.

0 Comente aqui!:

Postar um comentário

Fala que eu te escuto!

 
Edição Juliana Godin Distribuído por Extensão Sala de Artes