Extensão Sala de Artes: A MANIA DO “FAÇA VOCÊ MESMO” E O POTENCIAL CRIATIVO

A MANIA DO “FAÇA VOCÊ MESMO” E O POTENCIAL CRIATIVO

É simples: algumas pessoas possuem e outras não! É uma mania de transformar, recortar, pintar, reformar, reaproveitar... É aquela sensação gostosa de trabalho pronto e meta alcançada que não tem igual!



Do inglês, “do it yourself”, a língua portuguesa acabou traduzindo a expressão para designar algo que já fazíamos desde sempre. Estive lendo um dia desses algumas definições da palavra criatividade e escolhi esta de Stein que pra mim é a melhor:
"Criatividade é o processo que resulta em um produto novo, que é aceito como útil, e/ou satisfatório por um número significativo de pessoas em algum ponto no tempo" (Stein, 1974)

Todo ser humano possui criatividade em diferentes habilidades. Acredita-se que a habilidade criativa das pessoas esteja, de certa forma, ligada a seus talentos.
Existe uma “briga” quando se discute sobre criatividade na produção artesanal. Seguir receitas prontas é ser criativo? A criatividade está somente na invenção ou também na reprodução?
Acredita-se que o potencial criativo humano tenha início na infância. Quando as crianças têm suas produções elogiadas e incentivadas pelos pais, tendem a ser adultos ousados, propensos a agir de forma inovadora. O inverso também parece ser verdadeiro.
E como se explica o prazer de fazer, criar, construir? Para algumas pessoas o fato de estar sempre com a “mão na massa” é essencial para manter a qualidade de vida pela sensação de satisfação que isso proporciona.
Se existe inovação ou simples reprodução idéias, isso é o que menos importa! Sempre vai ficar impressa sua marca pessoal e estilo próprio no que está sendo construído.
Algumas pessoas acreditam que a criatividade é uma habilidade que pode se desenvolver, enquanto outras têm a visão de que é uma habilidade inata, ligada a fatores genético/hereditários e, portanto, determinista.
E pra você, o que é criatividade?

Juliana Godin

0 Comente aqui!:

Postar um comentário

Fala que eu te escuto!

 
Edição Juliana Godin Distribuído por Extensão Sala de Artes