Extensão Sala de Artes: A ARTE E SUAS VARIADAS FORMAS

A ARTE E SUAS VARIADAS FORMAS

O campo das Artes é muito extenso. Geralmente, no senso comum, quando se fala em “estudar artes”, a primeira associação feita é relativa à produção de artesanatos. Na verdade a área de Artes é muito mais abrangente que a simples confecção de objetos, como foi trabalhado por muito tempo nas escolas durante a década de 80 e início de 90. Música, dança, imagem, representação; de acordo com as formas de expressão artística temos três subáreas: Artes Visuais, Artes Cênicas e Música.

A subárea de ARTES VISUAIS abrange as formas de representação que normalmente lidam com a visão: pintura, desenho, gravura, fotografia, cinema, escultura, instalação, arquitetura, design, moda, paisagismo, graffiti, produção gráfica, arte digital, vídeo, entre outros.

A subárea de ARTES CÊNICAS agrega dança, circo, performances, ópera, teatro, entre outras especialidades ligadas à cena e ao corpo. No campo das artes cênicas estuda-se história das artes cênicas, Arquitetura Cênica, Cenografia, Iluminação e Sonoplastia.

A subárea de MÚSICA engloba história da música, teoria musical, práticas interpretativas, composição, musicalização, técnica vocal, prática instrumental, treinamento auditivo, percepção musical, canto coral e regência.

No contexto escolar, as aulas de artes têm um aspecto mais abrangente: auxiliar no treinamento do olhar para que se possam estabelecer relações entre o mundo e a maneira como o homem o percebe ao longo do tempo. A leitura, a apreciação, a percepção de contextos e conceitos são pontos prioritários no ensino de Arte.

5 Comente aqui!:

Loreh disse...

mto legal o post prof!!
saudades!!

Anônimo disse...

eu peguei a imagem númeno 1 'relevo sobre uma estátua no tribunal nectanebo , templo de luxor, Egito.'
ass:Thalles 1° ano informatica

Anônimo disse...

ei prof é 10 aquelas gravuras rupestres
ass:cinthya

Liliane... disse...

Oii \o/
artes e suas varidas formas é muito *--*
envolve tanta coisa qe eu gosto : DD
mas é muito TOP : D amei vc te falado sobe artes e suas variadas formar =!
Beeeeeeeeeijo ; **

Anônimo disse...

:)

Postar um comentário

Fala que eu te escuto!

 
Edição Juliana Godin Distribuído por Extensão Sala de Artes