Se você assistiu televisão na última semana, deve ter visto a obra deste grande artista! Paulistano radicado em Nova York, Muniz ganhou fama internacional com suas telas e esculturas feitas de alimentos, páginas de revistas, monitores de computador e até diamantes.
Dentre seus trabalhos mais conhecidos estão as réplicas da Mona Lisa confeccionadas com geléia de morango e pasta de amendoim, o retrato de Che Guevara desenhado com feijão, e a Medusa concebida em um prato de macarrão com molho de tomate.
“Sou filho da cultura de massa. As novelas fazem parte da minha memória afetiva do Brasil”, revela o artista, que vive há quase 30 anos fora do país. “Ter meu trabalho na abertura da novela é como exibi-lo em uma exposição para 80 milhões de pessoas”, comemora Muniz, que já foi tema de mostras no Museu de Arte Moderna de Nova York e teve obras adquiridas pelo Metropolitan e o Guggenheim.
A convite da emissora de televisão, Muniz produziu três instalações feitas com lixo, a partir da foto de um casal se beijando. As obras foram filmadas pela equipe do designer Hans Donner, autor da edição do vídeo.
O artista conta que as obras foram produzidas durante dois meses no ateliê que ainda mantém no Brasil, localizado no bairro carioca de Parada de Lucas. “Foi uma loucura! Caminhões entravam e saíam trazendo material reciclável, cerca de 4,5 toneladas de lixo”. As fotografias das obras serão leiloadas e revertidas para uma ONG em prol de catadores de lixo.
Quer saber mais: Acesse http://www.vikmuniz.net
E você, anima montar uma imagem dessas?
6 Comente aqui!:
Show! Os mesmos da abertura da novela Passione! Muito legal! Quero fazer um! kkkkk'
Muito legal essa técnica, e fica bem bonito mesmo.
Deve ter dado um trabalhão, organizar tanto lixo pra ficar bonito assim!!!!
adoreii o Casal kii ta se beijando
feito de lixO...
Oi Juliana;
Ano passado teve uma exposição do Vik Muniz aqui em BH. Gosto demais do trabalho dele e gostei muito do seu blog!
Gabriela dos Santos Sousa
1° B Floresta
Vespertino
Gostei muito da creatividade dele.
Utilisar o lixo para fazer arte e um dos meios de preservar o meio ambiente.
Oi, Juliana!
Que LINDO o seu blog! Tou muito impressionada com a beleza do seu blog!!!
Vi um catálogo das obras do Vik Muniz e fiquei simplesmente de cara com a criação dele. Com os materiais que ele usa: açúcar, chocolate...
E vi tbm o documentário "Lixo Extraordinário" - pra mim um filme e tanto - que mostra a criação dele com materiais recicláveis. É muito interessante ver como ele criou essas obras e o que foi esse projeto... É mesmo um filme maravilhoso!
Um abraço e um ótimo domingo!
Vivi.
Postar um comentário
Fala que eu te escuto!