Extensão Sala de Artes: VIK MUNIZ: ARTE COM LIXO

VIK MUNIZ: ARTE COM LIXO



Se você assistiu televisão na última semana, deve ter visto a obra deste grande artista! Paulistano radicado em Nova York, Muniz ganhou fama internacional com suas telas e esculturas feitas de alimentos, páginas de revistas, monitores de computador e até diamantes.
Dentre seus trabalhos mais conhecidos estão as réplicas da Mona Lisa confeccionadas com geléia de morango e pasta de amendoim, o retrato de Che Guevara desenhado com feijão, e a Medusa concebida em um prato de macarrão com molho de tomate.
“Sou filho da cultura de massa. As novelas fazem parte da minha memória afetiva do Brasil”, revela o artista, que vive há quase 30 anos fora do país. “Ter meu trabalho na abertura da novela é como exibi-lo em uma exposição para 80 milhões de pessoas”, comemora Muniz, que já foi tema de mostras no Museu de Arte Moderna de Nova York e teve obras adquiridas pelo Metropolitan e o Guggenheim.


A convite da emissora de televisão, Muniz produziu três instalações feitas com lixo, a partir da foto de um casal se beijando. As obras foram filmadas pela equipe do designer Hans Donner, autor da edição do vídeo.
O artista conta que as obras foram produzidas durante dois meses no ateliê que ainda mantém no Brasil, localizado no bairro carioca de Parada de Lucas. “Foi uma loucura! Caminhões entravam e saíam trazendo material reciclável, cerca de 4,5 toneladas de lixo”. As fotografias das obras serão leiloadas e revertidas para uma ONG em prol de catadores de lixo.


Quer saber mais: Acesse http://www.vikmuniz.net 
E você, anima montar uma imagem dessas? 

6 Comente aqui!:

Dualys F.Souza disse...

Show! Os mesmos da abertura da novela Passione! Muito legal! Quero fazer um! kkkkk'

Allison disse...

Muito legal essa técnica, e fica bem bonito mesmo.
Deve ter dado um trabalhão, organizar tanto lixo pra ficar bonito assim!!!!

Unknown disse...

adoreii o Casal kii ta se beijando
feito de lixO...

Atelier Regina Meirelles disse...

Oi Juliana;
Ano passado teve uma exposição do Vik Muniz aqui em BH. Gosto demais do trabalho dele e gostei muito do seu blog!

Unknown disse...

Gabriela dos Santos Sousa
1° B Floresta
Vespertino

Gostei muito da creatividade dele.
Utilisar o lixo para fazer arte e um dos meios de preservar o meio ambiente.

Balaio da Vivi disse...

Oi, Juliana!

Que LINDO o seu blog! Tou muito impressionada com a beleza do seu blog!!!

Vi um catálogo das obras do Vik Muniz e fiquei simplesmente de cara com a criação dele. Com os materiais que ele usa: açúcar, chocolate...

E vi tbm o documentário "Lixo Extraordinário" - pra mim um filme e tanto - que mostra a criação dele com materiais recicláveis. É muito interessante ver como ele criou essas obras e o que foi esse projeto... É mesmo um filme maravilhoso!

Um abraço e um ótimo domingo!
Vivi.

Postar um comentário

Fala que eu te escuto!

 
Edição Juliana Godin Distribuído por Extensão Sala de Artes