Efeito Droste, também conhecido em fracês como Mise en abyme, trata-se do efeito da multiplicação que consiste na repetição da mesma imagem em versão menor, dentro do mesmo quadro. Teoricamente, este efeito duraria até ao infinito, já que existiriam sempre versões reduzidas de uma determinada imagem dentro da própria imagem. Num espaço físico este efeito consegue-se pela colocação de um espelho em frente de outro.
A primeira aparição deste efeito recursivo foi em 1900 na embalagem do pó de cacau da marca Droste, por isso o nome do efeito. Nesta embalagem aparece uma enfermeira servindo em uma bandeja uma xícara e a embalagem do mesmo pó de cacau.
Exemplo de mise en abyme (a imagem dentro da imagem). Ilustração da lata de cacau Droste, por Jan (Johannes) Musset, c. 1900.
Na década de 1950, um dos famosos artistas gráficos Maurits Cornelis Escher levou o efeito Droste a um outro nível, com seus desenhos incríveis, e mapeou as imagens dentro de espirais. Veja uma amostra no vídeo abaixo:
Existem imagens famosas feitas a partir do efeito Droste. Nos dias que correm e com a fotografia digital, as possibilidades são imensas e existem tutoriais de photoshop na internet que permitem a qualquer um usar esta técnica.
Quer saber mais? Clique aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Recursividade
E você, está pronto para tentar?
5 Comente aqui!:
- ah , eu adoro esse tipo de Arte! *-*
Olá Juliana,
Já virei seguidora do seu blog, apesar de ser uma área que eu não conheço bem, adorei o estilo, cor do seu blog. Muito bonito! Dá gosto de visitar.
Obrigada pela visita tb.
Abraços e apareça mais vezes.
Ju
Ei Juliana,
To achando o seu blog lindo, muito colorido e cheio de vida... mesmo sendo um assunto que n tenho domínio, quero estar sempre por aqui prá ver as novidades, achei um barato!!!
Obrigada pela visita, volte sempre...
Bjos
Sucesso!
Adorei o post sobre efeito droste. Parabens pelo blog. Tem conteudo e temas super interessantes.
gentee aqui tem de tudo que eu adoro um pouquinho. rsrsss senssacionallll
Postar um comentário
Fala que eu te escuto!