Extensão Sala de Artes: BARBIE NA HISTÓRIA DA ARTE

BARBIE NA HISTÓRIA DA ARTE


Jocelyne Grivaud é uma artista plástica francesa que resolveu homenagear a boneca Barbie com a exposição “perso”. Ela usou a boneca para fazer releituras de suas obras de arte favoritas.

As montagens tomaram bastante tempo da artista, que reproduziu em miniatura as roupas e cenas originais das obras.
Aprenda um pouco mais sobre cada uma delas:

Símbolo de beleza no Egito, Nefertiti foi uma rainha da XVIII dinastia, esposa principal do faraó Akhenaton. O busto de Nefertiti mede 50 cm de altura, tratando-se de uma obra inacabada. Acredita-se que a córnea teria se desprendido ou sido arrancada, mas estudos posteriores revelaram que esta nunca foi colocada para não causar inveja as deusas!



A Vênus de Milo é uma famosa estátua que representa a deusa grega Afrodite, tendo ficado no entanto mais conhecida pelo seu nome romano, Vênus. É uma escultura em mármore com 203 cm de altura, e que se pensa ser obra de Alexandros de Antioquia.

A mais notável e conhecida obra do pintor italiano Leonardo da Vinci. O quadro representa uma mulher com expressão introspectiva e sorriso muito sedutor, mesmo que um pouco conservador. Este quadro é provavelmente o retrato mais famoso na história da arte, senão o mais famoso e valioso de todo o mundo.

Johannes Vermeer é o segundo pintor holandês mais famoso e importante do século XVII. Seus quadros são admirados pelas suas cores transparentes, composições inteligentes e brilhante com o uso da luz.

A Estátua da Liberdade é um monumento localizado em Nova Iorque, e é um gesto de amizade da França para com os Estados Unidos. Projetada e construída pelo escultor alsaciano Frédéric Auguste Bartholdi que, para fazer a escultura, utilizou supostamente sua mãe como modelo!

Man Ray foi um dos nomes mais importantes do movimento da década de 20, responsável por inovações artísticas na fotografia. Participante dos movimentos Dadaísta e Surrealista, Ray foi um dos primeiros artistas a associar fotografia e pintura, criando imagens abstratas através de exposição à luz.

Pablo Picasso, foi reconhecidamente um dos mestres da arte do século XX. É considerado um dos artistas mais famosos e versáteis de todo o mundo, sendo o co-fundador do Cubismo. Dora Maar foi amante e musa de Picasso e esta tela foi leiloada recentemente por quase 10 milhões de euros em Londres.

Andy Warhol foi figura mais conhecida e mais controvertida do pop art, autor de uma série de retratos de ídolos da música popular e do cinema. A Pop Art tinha o objetivo de criticar o bombardeamento da sociedade pelos objetos de consumo massificados.

Criada por James Cameron, a personagem Neytiri é uma espécie de mistura idealizada de desempenho físico: destreza de animais selvagens, audição apurada e flexibilidade de bailarina. Avatar traz na arte a criação de um novo cânone de beleza feminina: rápida, orgulhosa, honesta, um pouco feminista  e muito empenhada em respeitar o seu mundo e suas tradições!

E você, gostou mais de qual delas?
(Já vou dizendo que a Vênus de Milo arrasou! rsrsrs)

3 Comente aqui!:

Felipe Carvalho disse...

As melhores foram a Monalisa e a Vênus de Milo.Ficaram bem parecidas com as originais.

Joager disse...

Isso que é paixão pela Barbie... Essas obras são fantásticas... Mas para mim a Vênus de Milo é a melhor...

Morgana disse...

Simplesmente encantador!
A Marilyn ficou linda!
=D

Postar um comentário

Fala que eu te escuto!

 
Edição Juliana Godin Distribuído por Extensão Sala de Artes