Extensão Sala de Artes: OS FASCINANTES RETRATOS DE ALEXEY KURBATOV

OS FASCINANTES RETRATOS DE ALEXEY KURBATOV

  
Alexey Kurbatov é um artista russo que traz um estilo fascinante de representação da figura humana, oferecendo aos olhos mais atentos a possibilidade de transitar entre dois mundos. Saxofonista e apaixonado por música brasileira, de um lado está a pulsação contemporânea e o virtuosismo estético. De outro, referências de artistas do renascimento, impressionismo, até pintores russos do século XIX.

 Aficionado por arte desde a infância, o primeiro contato com artistas de renome começou por acaso. Sem computador ou Internet, Kurbatov passava horas colorindo revistinhas com reproduções de telas famosas de pintores alemães como William Hunt, John Millais, Dante Rossetti e Edward Burne-Jones. “Havia um sentimento de magia. Eu sempre quis estudar pintura!”, diz o artista.

 Após anos de estudo, Alexey conseguiu imprimir em suas ilustrações um estilo próprio, que vai além da pintura acadêmica. “A maioria das pessoas criativas têm uma qualidade: estar em constante busca. Ultimamente entendi que tudo já existe ao nosso redor, e só está esperando pela nossa reação”.

Com a popularização da internet, o acesso às obras de Alexey foi além do seu país de origem. Seu estilo nos remete ao cubismo, e o artista tem consciência de que esse gênero não é muito popular no mercado editorial em seu país. “A imagem não precisa imitar a vida, mas sim, ser preenchida com metáforas que a representem. Tudo tem que ser feito harmoniosamente e com grande expressão, mas meu desejo é o de não me prender a temas, técnicas ou abordagens”, diz o jovem russo ao definir seu estilo plural.

Quando questionado sobre o Brasil, Kurbatov  declara que percebe uma constante alegria no estilo de vida dos brasileiros, um traço que não faz parte da cultura russa, talvez por causa da mentalidade do Hemisfério Norte. “Eu gostaria de ter a chance de visitar o Brasil e aproveitar bons momentos. Adoro música brasileira principalmente pela combinação única de diferentes culturas musicais”

Fonte: Revista São José Polo, ano 05, número 16.
Quer saber mais? Acesse o site do artista:  http://www.kurbatov.net

E você, gostou do estilo? Comente!

3 Comente aqui!:

JasonJr. disse...

É bem legal, parece sobreposição de imagens (geralmente fotográficas) mas da um efeito "intrigante" em descobrir o que é além do óbvio.
Super abração e uma ótima semana Prófi! :D

Eva disse...

Eu amei Juliana, muito mesmo, arte não tem limites nas suas formas de expressão e essa, é belissima! Parabéns pelo post, bjos minha amiga do coração, uma semana perfeita para vc ser mais feliz do que já é.

Anônimo disse...

Fabuloso. Amei essas imagens. Ele é realmente um artista de renome. Espero que ele venha para o Brasil mesmo. A internet foi ferramenta imprescindível a popularização mundial do artista, por isso devemos agradecer a globalização.

http://sentimentosquetranscendemotempo.blogspot.com/

Postar um comentário

Fala que eu te escuto!

 
Edição Juliana Godin Distribuído por Extensão Sala de Artes