Extensão Sala de Artes: VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM TOY ART?

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM TOY ART?


Que atire a primeira pedra o adulto que nunca entrou em uma loja de brinquedos e ficou encantado com modelos, roupas e acessórios dos mais diversos disponíveis. Em alguns países a paixão por brinquedos é tamanha, que existem feiras especializadas no ramo, principalmente voltadas para o público adulto. É em um desses eventos em Hong Kong que surge um novo conceito de arte, conhecido como Toy Art.
Meigos, violentos, subversivos, políticos, cômicos, com linguagem urbana, underground ou satírica, o intuito do Toy Art é, como qualquer obra de arte, causar alguma reação no observador, seja pela caracterização ou pela linguagem. 
 
O que diferencia um TOY ART de um brinquedo comum, é o fato do primeiro dirigido para pessoas com idade acima de 14 anos, especialmente adultos, com o intuito de colecionismo e/ou decoração. A produção é limitada, numerada e assinada.

Um Toy Art é, em síntese, uma "tela" em 3 dimensões para artistas e designers expressarem sua arte, mesclando design, moda e urbanidade. Sendo um universo relativamente novo na arte contemporânea, o movimento cresce a cada ano e já existem no mundo várias lojas vendendo séries de brinquedos criados por grafiteiros, ilustradores e artistas plásticos. Dentre os maiores destaques estão nomes como Michael Lau, James Jarvis, Eric So, Bounty Hunter, Brothersfree, Jason Siu, Tim Tsui, Jakuan e Furi Furi.

Michael Lau e suas criações
Para quem deseja apostar na criatividade, os materiais mais recomendados para produzir seus próprios Toys são EPS, papel cartão, massas plásticas ou até tecido. Na internet podem ser encontrados sites de Do It Your Self com dicas super legais para ingressar nesse mundo!
QUER SABER MAIS? 
Selecionamos uma lista de sites super legais para você se inspirar:
Galeria Plastik - www.plastiksp.com.br
Kid Robot - www.kidrobot.com
Loja Cucaracha - www.cucaracha.com.br
Nathan Jurevicious - www.nathanj.com.au


QUER MONTAR SEU PRÓPRIO TOY?
O blog Pop, Nerd & Geek traz uma série de Toys em papel para imprimir, recortar e montar. http://blogs.pop.com.br/nerd-e-geek/toy-art-em-papel

                                        Em breve teremos aqui no blog uma exposição de Toy Art com mais de 200 personagens super originais. Aguardem!

2 Comente aqui!:

MA FERREIRA disse...

Juliana..

Parabéns por tudo!!

Te amo..sinto saudades!
Nunca esqueço vc.

Beijo..

Lucas disse...

Nossa não vejo a hora de fazer o meu!!! Professora posta os tutoriais que vc fez...

Eu acho que eu vou ser um daqueles viciados. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... até pesquisei quanto custa, quase eu fiz besteira.

Abraçoss!!!

Postar um comentário

Fala que eu te escuto!

 
Edição Juliana Godin Distribuído por Extensão Sala de Artes