Extensão Sala de Artes: MAURO SOUZA E SUAS DIVERTIDAS ILUSTRAÇÕES EDITORIAIS

MAURO SOUZA E SUAS DIVERTIDAS ILUSTRAÇÕES EDITORIAIS


Depois do espetáculo do trabalho de Pedro Conti, agora é hora de outro artista 100% brasileiro! Mauro Souza é hoje um dos mais conhecidos ilustradores do mercado, e nos encanta por seus traços únicos e característicos. Formado em arquitetura pela UFPA, seu currículo agrega grandes revistas como Superinteressante, Mundo Estranho, Aventuras da História, Info Exame, Placar, Recreio, Você S/A, Saúde e editoras como Abril, Globo, FTD e Ediouro. 
 
Apaixonado por cartoon desde muito cedo, Mauro conta que trabalhou na área de arquitetura somente durante a faculdade e no primeiro ano de formado, mas fazia, paralelamente, alguns pequenos trabalhos de ilustração. Ao final da graduação, mudou-se para São Paulo e um dia, ao visitar a Maurício de Souza Produções, apresentou algumas propostas de cenário para desenhos animados e logo foi contratado.
 
A formação em arquitetura conferiu ao artista a criação de cenários super elaborados a partir da junção dos traços técnicos ao cartoon. "Talvez o fato de ser arquiteto me dê uma intimidade maior com perspectivas e ambientações, mas o que vale mais na elaboração de um cenário para animação é boa composição e equilíbrio de cores”, afirma.
 
Quanto indagado sobre suas influências, o artista revela que, quando era criança, copiava desenhos de Mauricio de Sousa e Disney. Logo depois descobriu a Chiclete com Banana e os cartunistas Angeli, Glauco e Laerte. Em sua fase profissional o trabalho feito lado a lado com desenhistas como Márcio Nicolosi, Airon, Kanton, Itsuo e o próprio Mauricio de Sousa foram essenciais para o resultado final de seu trabalho.

Os personagens de Mauro são de tamanho refinamento que encantam a todos os públicos, levando-o a transitar entre publicações infantis e adultas. Para quem deseja ingressar nessa área, segue o alerta do mestre: “O trabalho do ilustrador, hoje, acaba sendo muito solitário. Você fica trancado em um pequeno estúdio, muitas vezes em casa mesmo, de frente para uma prancheta ou monitor. Tive a sorte de começar minha vida profissional num grande estúdio, cercado de grandes talentos”.

Sobre planos para o futuro, Mauro diz que está tentando tirá-los da gaveta. “Estou com um projeto de um livro de pin-ups com receitas e dicas de cafés. Gostaria ainda de editar alguns livros pelo Estudio22, mas isso deve ficar mais para o futuro. Me considero um ilustrador essencialmente editorial e estou investindo em fazer mais coisas neste Mercado”, diz o artista.

 
Quer saber mais? 
Acesse o site do artista! www.estudio22.com.br

Fonte consultada: Revista Ilustrar – 19/2010.

1 Comente aqui!:

Mauro Souza disse...

Sensacional!! Adorei o post, Juliana. Valeu mesmo!
Vamos conversar qualquer dia.
Um grande abraço!
Mauro Souza

Postar um comentário

Fala que eu te escuto!

 
Edição Juliana Godin Distribuído por Extensão Sala de Artes